Seguidores

O vaso de Alabastro.

Comentário do Pr. Ivan Pereira da Silva.

João 12,1,11. Mt,26,6-13.  Mc,14,3-9.
                                                                                           
 Estes textos relatam à ação de uma mulher de nome Maria que teve uma atitude inesperada de ungir Jesus, derramando um precioso e caro perfume sobre o corpo do mestre da galileia.  A bíblia disse que o aroma do perfume era tão intenso que encheu toda a casa. Jo  12.3.
A quantidade do perfume derramado que era uma libra, equivale a cerca  de 326 gramas, O nardo, no hebraico, nerd; em grego, nardos)  era um bálsamo raro extraído de uma planta nas regiões do Himalaia, do norte da índia que de acordo com evangelista Marcos, 14,5 , poderia ser vendido por cerca de 300 denários,com isso  o nardo derramado por Maria valia praticamente o salário de um ano de trabalho.

Com este ato Maria estava declarando que Jesus era mais precioso que o mais puro nardo.
Há dias ouvi uma declaração bastante interessante de uma judia, que  pode esclarecer melhor  sobre a importância desse ato. Segundo ela o vaso de alabastro era  pendurado no pescoço como colar,toda mulher judia tinha.Na noite de núpcias ela quebrava este vaso e aspergia o nardo em seus lençóis. Aquele momento era muito especial para ela. Agora da pra imaginar o que significava e o preço que custava?
“Ela quebrou o vaso e derramou o  nardo que era  para ser usado para o momento mais especial da sua vida que era  o  seu casamento. Mas ela preferiu aspergir sobre o corpo  de Cristo.Ungido o Senhor.”
Com essa atitude ela estava dizendo: eu não vou casar mais, casei com o Senhor, minha vida daqui pra frente está inteiramente consagrada a ti , serei totalmente sua, Como Samuel, ti servirei para o resto da minha vida...) Não precisamos repetir esse ato, mas hoje devemos quebrar nosso ego nosso orgulho e nosso coração e nos entregarmos á Deus.
Já o  alabastro é uma variedade do gesso, e era muito usado para fazer pequenos vasos. O vaso de alabastro era pequeno, com cerca de 14 cm de altura. Seu corpo era redondo, e ia afinando até o gargalo. Possuía uma pequena alça para que pudesse ser carregado preso ao cinto. Ele era selado (ou tampado) no gargalo para que o bálsamo não se perdesse e também para que o perfume fosse preservado. Desta forma, para usar o bálsamo, a pessoa tinha que quebrar o vaso.
Essa reflexão nos leva a imaginarmos como o vaso de alabastro. Todos nós temos esse bálsamo dentro de nós. Somos o suave perfume de Cristo. 2 Co 2.15. Que precisa ser compartilhado. Não podemos escondê-lo, Precisamos deixar que o vaso seja quebrado, para que o bálsamo seja derramado. Só assim, todos sentirão o seu suave perfume. Não devemos lamentar quando você for quebrado. Não lamente pela quebra do velho vaso.ou seja, não devemos reclamar diante das tribulações. Charles Haddon Spurgeon: disse que, "Ao nos esquivarmos de uma provação, estamos procurando evitar uma bênção."
Preste atenção ao perfume que o Senhor está derramando em sua vida e através dela.
Permita que o teu vaso seja quebrado nesse momento . Nunca faremos nada se o vaso não for quebrado, a igreja precisa ser quebrada para pormos de lado todo tipo de carnalidade.
Para concluir quero deixar três  lições espirituais sobre o vaso de alabastro.


1º  Ela ofereceu tudo e o melhor que  tinha.


Ela não foi buscar prosperidade, cura, fazer uma barganha com Jesus, ela estava ali para oferecer, ela levou o seu sacrifício. O que estamos levando para ser apresentado ao Senhor. “Para  haver o adorado tem que haver adorador”.
O que estamos oferecendo a  Deus  é o melhor?
Veja a resposta do rei Davi sobre esse quesito "Não oferecerei a Deus sacrifícios que não me custem nada" - 2Sm. 24:24 .


2º Para uma perfeita adoração é preciso quebrar o vaso...

O vaso de alabastro, assim como o nardo o perfume,tinha um altíssimo valor.
O simbolismo do vaso de alabastro aponta para a necessidade de quebrar o coração diante do Deus Vivo. Salmos 51.17b – “a um coração quebrantado e contrito não desprezarás.
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.” (Jo 4.23,24)
Adoração para o servo de Deus é um estilo de vida.
Tudo o que fazermos deve ser para glorificar a Deus.Tudo é tudo mesmo. O andar, o vestir, o comer, o falar, o pensar, o agir… Até a morte (João 21:19)
3º Nossa adoração não  é um desperdício

Muitas vezes somos criticados e até mal entendido por algumas ações que temos  e valorizamos na obra do Senhor.
Esta mulher ela foi criticada por sua ação...
Marcos 14.3-7 -Para que se fez este desperdício de ungüento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a, para que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes”.

Nada que é gasto para o reino de Deus  é desperdício,Adorar a Deus nunca é disperdício. Seu louvor, seu sacrifício, seu tempo dedicado na obra nada é desperdício.

 "A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossas vidas".D. L. Moody







32 comentários:

  1. Olá meu irmão, obrigada pela visita e comentário em meu blog! Fico feliz quando alguém lê os meus textos e gosta, pois faço na humildade de ser apenas um vaso! Quero deixar aqui o link de uma postagem minha que fiz a algum tempo em relação as nossas lutas contra a carne e nela eu posto o vídeo c um louvor mega antigo que fala da personagem bíblica citada acima, em sua postagem! Espero que goste...Deus o abençoe grandemente! http://cristinaboanerges.blogspot.com.br/2011/10/maior-batalha-do-ser-humano.html

    ResponderExcluir
  2. Amado Pastor Ivan Pereira, A Paz do Senhor.

    Primeiro quero ser grato pelo comentário incentivador na postagem sobre a "entrevista", que o nosso Deus continue te abençoando.

    Quero também ser grato a Deus por sua vida e ministério e por compartilhar esta mensagem edificante para a nossa alma.

    Um forte abraço

    Pastor Edinaldo Domingos

    ps - postei um texto sobre uma chinesa que veio ver o meu blog, passe lá e aproveite para dar uma boa risada.

    ResponderExcluir
  3. Hoje vim te visitar e dizer que ter amigos
    sempre presente deixando na minha pagina uma
    palavra de carinho é muito gratificante Por isso agradeço de coração a sua amizade.
    Parabéns por tudo que vc tem de bonito aqui
    Deixo um abraço
    de boa tarde
    Bjuss
    Rita!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de postagem, eu não sabia disso que toda mulher judia carregava o alabastro para usar na noite de nupcias, realmente este ato deve ter sido muito comentado na época. Concordo temos que dar o melhor para Deus, apesar das minhas fraquezas tento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. edson tavares pimentel1 de junho de 2013 12:26

      a Paz do Senhor Igreja Isso Tudo foi uma líção de Jesus para humanidade meus irmaõs vamos seguir ao Senhor com esta lição e assim estaremos com ele agora e tambem na sua gloria prara sempre amem

      Excluir
    2. edson tavares pimentel1 de junho de 2013 12:33

      Jesus é maravilhoso Jesus quer salvar a humanidade ele Deus forte pai da eternidade e principe daz amem

      Excluir
    3. A PAZ DO SENHOR,graças a DEUS o irmao foi usado pra que se,confirmace algumas duvidas que eu tinha sobre,o vaso de alabastro,e de como é importante nós mudarmos por inteiro a vida para realmente sermos servos por inteiro do SENHOR,agradeço a DEUS pela sua vida AMÉM.

      Excluir
    4. Que o SENHOR JESUS te abençoe grandemente irmao.

      Excluir
  5. Muito bem elaborado o texto, confesso que também não sabia sobre o vaso do alabastro.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela postagem e explicação tbm não tinha a menor ideia sobre tudo isso realmente o fato torna tudo mais claro.

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo texto e exemplo de serva que precisamos imitar. Infelizmente são poucas as pessoas que oferecem o melhor para Deus, pelo contrário, às vezes oferecem apenas as sobras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Muito bom texto, pr. Ivan. Esta mulher tem muito a nos ensinar, tendo em vista que foi elogiada pelo próprio Cristo. Há algum tempo escrevi um texto sobre este fato: A MULHER, O PERFUME E CRISTO, em http://www.gracaesaber.com/2010/05/artigo_24.html.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Pr. Ivan, ao lermos essas linhas podemos perceber o quanto precisamos nos humilhar aos pés daquele que tudo pode, e o quanto precisamos nos doar plenamente ao Senhor Jesus. Realmente a atitude de quebrar o vaso (quebrantamento)é necessária para que Deus possa nos ensinar a depender mais dele, humildade é de fato, depender de Deus, sendo ao mesmo tempo ousado para espalhar o bom perfume de Cristo (II Cor. 2:15). Deus abençoe sempre e fique na paz.

    ResponderExcluir
  10. Pr.Ivan, passei pelo seu blog e participei por gostar muito.. Visite o meu e participe também.. Será um prazer tê-lo como parceiro.

    Abraços

    marialdabarreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Só vim dizer:

    boa noite
    durma bem
    E um lindo amanhecer

    ResponderExcluir
  12. Pastor eu sei o que é isso de perto e a muitos anos, Muito lindo o texto e o contexto também;Sou muito imcompreendida infelizmente . Mas Deus sabe do meu coração e da minha vida porque vivo somente pra ele (JESUS) e isso é o que me interessa.Obrigado . Boa semana e boa noite amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se se sinta assim pois o TODO PODEROSO é contigo.Eu também sou apredejada ,mas é por Cristo que sofremos e grande será teu galardão.

      Excluir
  13. Pastor esta passagem da Biblia é pra mim em particular ,uma das mais significativa sobre o verdadeiro adorador, fico muito emocionado e motivado com a atitude desta mulher , ela foi humildemente voluntaria e movida por amor ao SENHOR JESUS,ñ pediu nada, ofereceu o seu melhor , ela comoveu JESUS e foi honrada por ELE,q maravilha!!! Q o SENHOR abençoe o seu ministério grandiosamente !-A PAZ !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. parabéns essa pasagem é muito linda. nos devemos ser quebrado a igreja pricisa de ser que quebrada.

    ResponderExcluir
  15. Christian

    Gloria a Deus, que nosso Deus onipotente,onisciente e onipresente derrame cada vez mais sabedoria...Shalom Adonai !!!

    ResponderExcluir
  16. Gloria a Deus que nosso Deus onipotente,onisciente e onipresente derrame cada vez mais sabedoria...Shalom Adonai !!!

    ResponderExcluir
  17. A palavra de Deus é viva e penetra nos corações. Nota-se que essas palavras não foram apenas pelo seu conhecimento, mas orientadas pelo Santo Espírito. Que Deus continue lhe usando poderosamente. Forças amado, Ele irá enxugar nossas lágrimas.

    ResponderExcluir
  18. A Paz Pr.encontrei seu site através do site da Juju vim conhençer e ja estou te seguindo .
    Deus o abençoe,que o use sempre como canal de bençãos na vida das suas ovelhas.
    http://deniseefiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Paz do Senhor, pastor Ivan!

    Que blog rico e profundo o seu. Estou t seguindo e estarei te recomendando no meu.

    A mulher do vaso de alabastro é um diferencial mesmo, todos os seguidores ouviram sobre a morte e ressurreição de Cristo, mas somente esta mulher preparou o corpo de Cristo para a morte com a unção. Outras trës mulheres tentaram ungir o corpo de Jesus, mas já era tarde demais, a oportunidade todos tiveram, mas somente a mulher do vaso de alabastro aproveitou.

    Q o Senhor t de cada vez mais sabedoria,

    Erisvaldo
    http://bispoerisvaldo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. PARABÉNS! UMA MENSAGEM PODEROSA .

    ResponderExcluir
  21. UMA MENSAGEM PODEROSA DA PARTE DE DEUS!!
    PARABÉNS

    A PAZ

    ResponderExcluir
  22. deus vem nuis avizano utepo todo kieli vei maisnois ta preparano ua oferta pravida deli komu akela mulhe preparo naida deli vijia
    deus ista vidu

    ResponderExcluir
  23. setaveis jesus disi a mae e os irmãos de jesus foram ve lo mas da multidão alguém lhe tua mai teus irmão estão la fora guerem verti eli lhe responteu minha mae meus irmãos são agueles gue ouvem a palavra de deus e a praticam

    ResponderExcluir
  24. A paz do Senhor. Obrigada por partilhar da Palavra. Muito edificante.

    ResponderExcluir
  25. A PAZ DO SENHOR,graças a DEUS o irmao foi usado pra que se,confirmace algumas duvidas que eu tinha sobre,o vaso de alabastro,e de como é importante nós mudarmos por inteiro a vida para realmente sermos servos por inteiro do SENHOR,agradeço a DEUS pela sua vida AMÉM.

    ResponderExcluir

Olá meu querido, deixe aqui seu comentário...
#Comentários com mais de 2 links será considerando Spam e não serão aceitos.
#Se identifique ao fazer seu comentário, pois assim poderemos saber quem é.
#Proibido Xingar.

Arquivo do blog